Envelhecer e Evoluir...

04/04/2011 22:16

            Prestes a completar 64 anos de existência, o Lar Francisco de Assis incrementa sua agenda de atividades para 2011, realizando ações que visam contribuir para a qualidade de vida de todos os envolvidos com o abrigo, bem como o entrosamento entre os mesmos.

A novidade está na execução de três projetos que foram colocados em prática após um longo tempo de observação e planejamento. O primeiro deles chama-se “Memória Ativa” e é destinado aos idosos residentes no abrigo, promovendo, através de dinâmicas integrativas, o exercício da memória que possa manter a eficácia da cognição e, conseqüentemente, a preservação da autonomia desses idosos. O projeto está em fase de experiência e realiza-se mensalmente pela equipe de Serviço Social da Instituição, de modo que se esperam evoluções sutis na cognição, promovendo o envelhecimento saudável.

O segundo é o Projeto “Conviver” que tem como publico alvo os familiares e responsáveis pelos idosos residentes, com o objetivo de proporcionar a integração e troca de experienciais destes, como também orientar os mesmos sobre a importância de acompanhar a vida de idoso, se preocupado como o seu bem-estar e buscando alternativas para a melhoria da qualidade de vida, visto que cuidado também é aproximação afetiva e, conseqüentemente, reflete em crescimento pessoal para todos os envolvidos. O referido projeto pretende mostrar que a família deve ser o centro de nossos sentimentos e experiências, pois desde que nascemos criamos um vinculo de amor e dependência por longos anos e cabe a nós fortalecer essa convivência. O Projeto “Conviver” é coordenado pelo Serviço Social em parceira com a Equipe Técnica do LFA e sua metodologia consiste no debate de temas que abordem o envelhecimento, por meio de palestras, dinâmicas, vídeos, musicas, entre outros, havendo encontros bimestrais previamente agendados.

Já o projeto “Saber Profissional e Desenvolvimento Pessoal” é mais uma das novidades do Lar e diz respeito a capacitações a serem realizadas com os funcionários, envolvendo temas socioeducativos que poderão proporcionar um ambiente reflexivo contribuindo para a melhoria da convivência social, inclusive no ambiente de trabalho. Sabe-se que o treinamento no trabalho é uma ferramenta que pode ser utilizada para tornar os funcionários que trabalham com idosos melhores qualificados em sua função, aprendendo novas habilidades, obtendo novos conhecimentos, e assim modificando suas atitudes e comportamentos, através de um planejamento que envolva métodos inovadores e criativos para o processo ensino-aprendizado, pois o desenvolvimento contínuo de novas habilidades exige constante atualização de conhecimentos e, aproveitar a área de trabalho para ministrar conhecimentos novos, é uma forma prática, eficiente, relativamente pouco onerosa, de grande efeito e de resultados imediatos capazes de apresentar um bom desempenho em sua vida pessoal e profissional. O projeto tem como coordenação o Serviço Social em parceria com os setores de Enfermagem, Nutrição e Psicologia, podendo ocorrer a participação de profissionais convidados de outras Instituições. O mesmo é executado mensalmente, tendo diversos temas a serem debatidos, dentre eles: Histórico do LFA; DST’s; Cuidado com Idosos; Primeiros Socorros; Biosegurança; Relacionamento Interpessoal; Higiene; etc.

Além dos referidos projetos, em 2011 o LFA mantêm as antigas parcerias, como as firmadas com a Fundação Bradesco, os Correios e o SESC que promovem projetos voluntários, através de atividades culturais e artesanais, além da comemoração dos aniversariantes, ou seja, ações pontuais que possuem um grande significado dentro da realidade de vida dos idosos abrigados, o que acaba por proporcionar o resgate da cidadania.

Na programação do presente ano também estão os eventos a serem realizados nas datas comemorativas, a exemplo do que já aconteceu no carnaval, ainda temos em planejamento as festas relacionadas ao Dia das Mães, Período Junino, Dia dos Pais, Semana do Idoso, Natal e outras.

        Dessa forma, o Lar Francisco de Assis demonstra que é possível, através das referidas ações, proporcionar a todos os seus idosos um ambiente em que a qualidade de vida é um objetivo a ser buscado cotidianamente em conjunto, ou seja, com a participação da equipe técnica, funcionários, familiares/responsáveis, parceiros, voluntários, estudantes e comunidade em geral, pois, assim como diz o lema do abrigo “Respeitar o idoso, lembra você amanhã...!”

 

Priscila de Araujo B. Lima

Assistente Social - CRESS 2098/AL 

Voltar