NUTRIÇÃO

12/07/2011 15:00


Cuidar não é apenas zelar de um corpo físico, mas observar a palavra não dita, expressa através deste corpo físico, muitas vezes, frágil, debilitado, outras vezes contido, desacostumado a manifestações afetivas. Um corpo físico que pela falta de espaço, por medo, se retrai, camuflando manifestações físicas e emocionais de grande importância e que podem mais tarde se manifestar em forma de doença. Estar atento é prevenção, é promover a saúde, a qualidade de vida. Por isso o envelhecimento exige cuidados em várias áreas, que precisam ser abordados por uma equipe multiprofissional capacitada para garantir atendimento adequado.

Pensando nisso o LFA possui hoje uma equipe que visa uma qualidade de vida ideal para esses idosos que se encontram aqui abrigados e são a fonte de nosso trabalho, onde essa equipe é composta entre outros profissionais da área da saúde, de uma equipe de nutrição.

Com o passar dos anos, o corpo começa a apresentar mudanças que podem interferir na alimentação e que são dificilmente percebidas, como o diabetes e a hipertensão. A casa conta hoje com 21% de diabéticos, 46% de hipertensos entre outras patologias decorrentes da idade e de suas limitações.

Por isso orientamos não entregar lanches aos idosos sem antes passar pelo serviço de nutrição que vai determinar se aquele idoso pode ou não consumir aquele alimento.

Curiosidade: Cochilo à tarde é santo remédio
Sabe a dormidinha gostosa depois do almoço? Não é coisa de gente preguiçosa não. Está comprovado que a chamada Siesta (prática que surgiu na Espanha) ajuda a aumentar o aprendizado, a memorização e a concentração.
Pesquisa feita pela Universidade de Harvard mostrou que sonecas diárias de até 45 minutos são suficientes para acordar renovado. O melhor horário é entre 12h e 14h, quando a temperatura do corpo tende a diminuir, estimulando o sono. Além disso, após o almoço o organismo está utilizando muito sangue e trabalhando em ritmo alucinante para fazer a digestão, o que nos deixa mais sonolentos.

Ana Paula Alves Sarmento Ferreira 

Nutricionista

CRN-6/5491

Voltar